Aqui está a triste verdade sobre relacionamentos de longo prazo:

Com o tempo, à medida que os casais se acostumam, eles fazem menos sexo.

Lá, eu disse. Triste mas verdadeiro. De fato, como Sonja Lyubomirsky observou, a quantidade de tempo que duas pessoas estão juntas como casal é um melhor indicador da diminuição da frequência sexual do que a idade biológica das pessoas no relacionamento.

Em seu livro clássico ” O que você pode mudar e o que não pode ” , o professor Martin Seligman é ainda mais explícito:

“O fato triste é que a atração apaixonada que os consumia quando eles namoraram pela primeira vez morre quando eles se conhecem bem. Com o tempo, torna-se uma brasa. Muitas vezes, uma cinza. (2007) “

Seligman usa o termo ‘Acedia’ ( do grego, traduzido aproximadamente como preguiça e negligência)  para descrever esse fenômeno. Ele argumenta que a Acedia, ou declínio sexual em casais saudáveis, deve ser reconhecida como um distúrbio comum e dispendioso que exige mais pesquisas para entendê-lo e preveni-lo.

Então, o que a Psicologia Positiva diz sobre manter a paixão viva?

Em seu livro Flourish , apesar de ser altamente crítico em relação à maioria das abordagens psicológicas do aconselhamento sobre relacionamentos, Seligman descreve o Dr. John Gottman como seu pesquisador de casamento favorito (2012). Junto com o trabalho de Sonja Lyubomirsky, algumas das melhores dicas estão resumidas abaixo.

Suavize sua “inicialização”

Todos os casais têm desentendimentos. Mas o que mais prejudica um relacionamento é a rapidez com que os argumentos se tornam desagradáveis.

A pesquisa de Gottman mostrou que os casais que se tornam muito hostis muito rapidamente durante as divergências têm muito mais probabilidade de se separar. Ninguém quer viver em uma zona de guerra. Portanto, Gottman usa o termo “suavizar sua empresa” para incentivar-nos a ficar mais calmos por mais tempo durante as divergências. A capacidade de discutir questões delicadas, mantendo a calma, é um requisito básico e básico de um relacionamento bem-sucedido (2000).

Curiosamente, quando um indivíduo faz um esforço deliberado desde o início para permanecer um pouco mais calmo ao entrar em uma conversa tensa, geralmente descobre que pode permanecer no controle total. Isso ocorre porque a própria decisão de manter a calma envolve o córtex pré-frontal. E uma vez ativada, essa parte “humana” do cérebro inibe o mesencéfalo mais primitivo.

Às vezes, pessoas voláteis duvidam de sua capacidade (ou de qualquer outra pessoa) de fazer isso.

“ Você não ouviu como ele / ela me empurra. E se eu o perder? 

A que um terapeuta pode sugerir: ” Como você ficaria no controle se houvesse um milhão de dólares nele?”

“ Bem, isso é diferente! 

O terapeuta concorda: “ sim, muito diferente. Seu relacionamento vale mais. 

Até os neandertais podem dominar o controle da raiva, se realmente quiserem.

Partings

De manhã, quando você e seu parceiro estão prestes a seguir seus respectivos caminhos para o dia, pergunte sobre os planos para o dia seguinte. Descubra uma coisa notável que eles planejaram. (Se você não mora com seu parceiro, isso também pode ser feito pelas mídias sociais).

Então, quando você chegar ao final do dia, lembre-se de fazer perguntas sobre como foi. Mostre que você se lembrou. Mostre que você está mais interessado em acompanhar os eventos da vida deles do que os Kardashians. E quando eles responderem, ouça como se nada mais importasse.

Melhore o seu mapa do amor

casal feliz - relacionamento de longo prazo ouvindo psicologia positiva Seu ‘mapa do amor’ descreve o quanto você realmente sabe sobre seu parceiro. Todos gostamos de nos sentir apreciados e compreendidos. Todos gostamos de saber que somos mais difíceis de substituir do que um conjunto de tacos de golfe usados.

Então, como você realmente conhece seu parceiro? Como você seria testado na música ou no filme favorito do seu parceiro, nos sonhos dele para o futuro, nos interesses e nas pessoas favoritas? Comece aprendendo mais sobre seus gostos e aversões.

Tente o seguinte:

Pense na pessoa mais importante da sua vida. Toda semana tente descobrir algo novo sobre eles. Por exemplo:

  • Quem é atualmente o melhor amigo deles?
  • Qual é a sua música ou programa de TV favorito?
  • Qual é o maior problema que eles estão enfrentando atualmente?
  • Quais são os seus sonhos de vida?
  • De quais parentes eles mais gostam ou não gostam?
  • Qual foi a melhor ou a pior coisa que aconteceu na infância?
  • Qual é o seu destino de férias favorito?

Se você fizer isso com o tempo, seu parceiro logo perceberá que há uma pessoa no planeta que realmente os entende: – você!

Ouvindo boas notícias vs más notícias

casal feliz - relacionamento boas e más notícias Tradicionalmente, supunha-se que apoiar seu parceiro significa dar um ombro para chorar. A psicologia positiva tem uma visão diferente. Como Sonja Lyubomirsky explica:

“A descoberta surpreendente é que os relacionamentos mais íntimos, íntimos e confiantes parecem ser distinguidos não pela maneira como os parceiros respondem às decepções e perdas um do outro, mas como eles reagem às boas notícias (2013).”

Imagine que seu parceiro está tendo um ótimo dia. Eles acabaram de receber uma promoção no trabalho ou foram aprovados em um exame. Eles estão animados e mal podem esperar para contar a alguém.

Na Psicologia Positiva, o termo ‘capitalização’ é usado para descrever a escuta ativa e construtiva das boas notícias de alguém. Podemos chamá-lo de “ouvir generosamente”, ou seja, permitindo que os holofotes brilhem sobre a outra pessoa. Não é uma competição. O momento pertence a eles.

Tente o seguinte:

Da próxima vez que seu parceiro tiver uma boa notícia, diga…

  • “ Isso é ótimo, me conte mais. 
  • “ Maravilhoso, quando aconteceu? 
  • “ Bom trabalho, como tudo isso começou? 

Como exemplo, um colega meu recentemente me falou sobre um pequeno drama. O cachorro da família morreu e as crianças ficaram, é claro, de coração partido. O Facebook estava repleto de todas as mensagens usuais de simpatia e apoio.

No entanto, algumas semanas depois, quando ela substituiu o animal, ela hesitou antes de postar a atualização. Algo disse para ela esperar.

“E se as pessoas pensarem que substituímos o cachorro cedo demais? Deveríamos ter dado às crianças mais tempo para lamentar? Talvez devêssemos ter adquirido uma raça diferente?

As pessoas geralmente são boas em oferecer um ombro para chorar. Mas eles subestimam muito o impacto prejudicial, a sensação de ‘tapa na cara’ quando tratam nossas boas novas com indiferença ou julgamentos negativos.

Se você quer estar genuinamente mais próximo de alguém de quem gosta, trabalhe para ser a maior líder de torcida, e não a escolhida.

Se você fizer isso de maneira consistente, no futuro, sempre que algo de bom acontecer nos dias deles, será a primeira pessoa em que eles pensarão.

Misture a bondade

Os conselhos tradicionais de relacionamento costumam dizer às pessoas para realizar mais atos de bondade . Às vezes isso funciona. Às vezes, há uma melhora no afeto e na satisfação do relacionamento. No entanto, a melhoria é geralmente de curta duração. Logo a nova bondade se torna o novo normal e a firmeza retorna.

Então, precisamos misturar um pouco a gentileza.

Por exemplo, fazer café da manhã para seu parceiro todos os dias durante um mês pode apimentar as coisas por um tempo. Mas se você pratica regularmente um ato de bondade diferente a cada vez, como se quisesse adivinhar o parceiro, o elemento surpresa mantém a frescura.

Então agite suas rotinas. Misture bondade com espontaneidade e novidade. Realize atos de bondade, grandes ou pequenos, mas lembre-se de tentar diferentes atos. Surpreenda seu parceiro com ’emboscadas de bondade’.

Toque físico

duas pessoas de mãos dadas - relacionamento físico toque psicologia positiva

O toque não precisa ser sexual.

O abraço ocasional, uma mão acidental no braço, um aperto da mão. Basta tocar no ombro do seu parceiro enquanto você passa.

Esses gestos podem ser tão incidentais que passam despercebidos. Mas eles são registrados, consciente ou inconscientemente. Registros de toque no cérebro diminuindo os hormônios do estresse, como o cortisol, e aumentando a ocitocina (hormônio do abraço *). O toque incidental cria confiança, vínculo e intimidade.

Uma mensagem para levar para casa

Chris Peterson disse que ‘outras pessoas são importantes (2012)’. E sim, entendo que seu parceiro deixa a toalha no chão, assiste a tediosa realidade virtual, gasta dinheiro, ronca, o envergonha em público e pensa que seus familiares são idiotas (seja honesto, são).

Bem, raio de sol, nenhum de nós é perfeito e a solidão é tudo o que se pensa ser.

Portanto, a menos que um relacionamento contenha negócios, como abuso, infidelidade ou reality show, há coisas simples que você pode fazer agora para aprofundar e fortalecer seu relacionamento.

Fique mais calmo durante as divergências, se interesse pelo dia do seu parceiro, aprenda mais sobre os gostos e aversões dele, celebre suas boas novas, misture bondade com espontaneidade e introduza mais toques físicos. Faça tudo isso e deixe a natureza seguir seu curso.

Nota: Neste dia dos namorados, o autor e sua esposa sofredora comemoraram seu 20º aniversário de casamento.

  • O ocitocina nonapeptide reduz o estresse, dor, pressão arterial. Estimula o humor, a intimidade, as interações sociais positivas e aumenta o orgasmo em ambos os sexos.

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