Visão geral

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio comum, crônico e duradouro, no qual uma pessoa tem pensamentos incontroláveis ​​e recorrentes ( obsessões ) e / ou comportamentos ( compulsões ) que sente vontade de repetir várias vezes.

Sinais e sintomas

Pessoas com TOC podem ter sintomas de obsessões, compulsões ou ambas. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, escola e relacionamentos pessoais.

Obsessões são pensamentos repetidos, impulsos ou imagens mentais que causam ansiedade. Os sintomas comuns incluem:

• Medo de germes ou contaminação
  • Pensamentos proibidos ou proibidos, indesejados, envolvendo sexo, religião ou dano
  • Pensamentos agressivos em relação aos outros ou a si próprio
  • Ter coisas simétricas ou em perfeita ordem

Compulsões são comportamentos repetitivos que uma pessoa com TOC sente vontade de fazer em resposta a um pensamento obsessivo. As compulsões comuns incluem:

• Limpeza e / ou lavagem excessiva das mãos
  • Encomendar e organizar as coisas de uma maneira específica e precisa
  • Verificar repetidamente as coisas, como verificar repetidamente se a porta está trancada ou se o forno está desligado
  • Contagem compulsiva

Nem todos os rituais ou hábitos são compulsões. Todo mundo verifica as coisas às vezes. Mas uma pessoa com TOC geralmente:

• Não pode controlar seus pensamentos ou comportamentos, mesmo quando esses pensamentos ou comportamentos são reconhecidos como excessivos
  • Gasta pelo menos 1 hora por dia com esses pensamentos ou comportamentos
  • Não tem prazer ao realizar comportamentos ou rituais, mas pode sentir um breve alívio da ansiedade que os pensamentos causam
  • Experimenta problemas significativos em sua vida diária devido a esses pensamentos ou comportamentos

Alguns indivíduos com TOC também têm um distúrbio de tique. Os tiques motores são movimentos repentinos, breves e repetitivos, como piscar os olhos e outros movimentos oculares, fazer caretas faciais, encolher os ombros e sacudir a cabeça ou os ombros. Os tiques vocais comuns incluem limpezas repetidas da garganta, cheirar ou grunhir.

Os sintomas podem ir e vir, diminuir com o tempo ou piorar. Pessoas com TOC podem tentar ajudar a si mesmas, evitando situações que desencadeiam suas obsessões, ou podem usar álcool ou drogas para se acalmar. Embora a maioria dos adultos com TOC reconheça que o que estão fazendo não faz sentido, alguns adultos e a maioria das crianças podem não perceber que seu comportamento é fora do comum. Pais ou professores geralmente reconhecem os sintomas do TOC em crianças.

Se você acha que tem TOC, converse com seu médico sobre seus sintomas. Se não for tratado, o TOC pode interferir em todos os aspectos da vida.

Fatores de risco

O TOC é um distúrbio comum que afeta adultos, adolescentes e crianças em todo o mundo. A maioria das pessoas é diagnosticada por volta dos 19 anos, geralmente com idade mais precoce nos meninos do que nas meninas, mas ocorre após os 35 anos.

As causas do TOC são desconhecidas, mas os fatores de risco incluem:

Genética

Estudos com gêmeos e famílias mostraram que pessoas com parentes de primeiro grau (como pai, irmão ou filho) que têm TOC correm um risco maior de desenvolver o TOC. O risco é maior se o parente de primeiro grau desenvolver TOC quando criança ou adolescente. A pesquisa em andamento continua a explorar a conexão entre genética e TOC e pode ajudar a melhorar o diagnóstico e o tratamento do TOC.

Estrutura e funcionamento do cérebro

Os estudos de imagem mostraram diferenças no córtex frontal e nas estruturas subcorticais do cérebro em pacientes com TOC. Parece haver uma conexão entre os sintomas e anomalias do TOC em certas áreas do cérebro, mas essa conexão não é clara. A pesquisa ainda está em andamento. A compreensão das causas ajudará a determinar tratamentos específicos e personalizados para tratar o TOC.

Meio Ambiente

Uma associação entre trauma na infância e sintomas obsessivo-compulsivos tem sido relatada em alguns estudos. São necessárias mais pesquisas para entender melhor esse relacionamento.

Em alguns casos, as crianças podem desenvolver sintomas de TOC ou TOC após uma infecção estreptocócica – isso é chamado de Transtornos Neuropsiquiátricos Autoimunes Pediátricos Associados a Infecções Estreptocócicas.

Tratamentos e Terapias

O TOC é normalmente tratado com medicação, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Embora a maioria dos pacientes com TOC responda ao tratamento, alguns pacientes continuam apresentando sintomas.

Às vezes, as pessoas com TOC também apresentam outros transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios dismórficos do corpo, um distúrbio no qual alguém acredita erroneamente que uma parte do corpo é anormal. É importante considerar esses outros distúrbios ao tomar decisões sobre o tratamento.

Medicação

Inibidores da recaptação de serotonina (ISRs), que incluem inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) são usados ​​para ajudar a reduzir os sintomas do TOC.

Os ISRs geralmente requerem doses diárias mais altas no tratamento do TOC do que na depressão e podem levar de 8 a 12 semanas para começar a trabalhar, mas alguns pacientes experimentam uma melhora mais rápida.

Se os sintomas não melhorarem com esses tipos de medicamentos, a pesquisa mostra que alguns pacientes podem responder bem a um medicamento antipsicótico. Embora a pesquisa mostre que um medicamento antipsicótico pode ajudar a gerenciar os sintomas de pessoas com TOC e transtorno de tiques, a pesquisa sobre a eficácia dos antipsicóticos no tratamento do TOC é mista.

Se você está prescrito um medicamento, certifique-se de:

• Converse com seu médico ou farmacêutico para entender os riscos e benefícios dos medicamentos que você está tomando.
  • Não pare de tomar um medicamento sem falar primeiro com seu médico. A interrupção repentina de um medicamento pode levar a “rebote” ou agravamento dos sintomas do TOC. Outros efeitos desconfortáveis ​​ou potencialmente perigosos de abstinência também são possíveis.
  • Relate imediatamente quaisquer preocupações sobre os efeitos colaterais ao seu médico. Pode ser necessário alterar a dose ou um medicamento diferente.
  • Relate efeitos colaterais sérios ao programa MedWatch de Relatório de Eventos Adversos da Administração de Medicamentos e Medicamentos (FDA) dos EUA on – line ou pelo telefone 1-800-332-1088. Você ou o seu médico podem enviar um relatório.

Outros medicamentos foram usados ​​para tratar o TOC, mas são necessárias mais pesquisas para mostrar o benefício dessas opções. Para informações básicas sobre esses medicamentos, você pode visitar a página de medicamentos de saúde mental NIMH . Para obter as informações mais atualizadas sobre medicamentos, efeitos colaterais e avisos, visite o site da FDA .

Psicoterapia

A psicoterapia pode ser um tratamento eficaz para adultos e crianças com TOC. Pesquisas mostram que certos tipos de psicoterapia, incluindo terapia cognitivo-comportamental (TCC) e outras terapias relacionadas (por exemplo, treinamento em reversão de hábitos) podem ser tão eficazes quanto medicamentos para muitos indivíduos. A pesquisa também mostra que um tipo de TCC chamado Prevenção de Exposição e Resposta (EX / RP) – passar um tempo na mesma situação que desencadeia compulsões (por exemplo, tocar objetos sujos), mas depois ser impedido de empreender a compulsão resultante usual (por exemplo, lavagem das mãos) – é eficaz na redução de comportamentos compulsivos no TOC, mesmo em pessoas que não responderam bem ao medicamento SRI.

Como na maioria dos transtornos mentais, o tratamento geralmente é personalizado e pode começar com medicação ou psicoterapia, ou com uma combinação de ambos. Para muitos pacientes, EX / RP é o tratamento complementar de escolha quando os medicamentos para ISRs ou ISRSs não tratam efetivamente os sintomas do TOC ou vice-versa para indivíduos que iniciam o tratamento com psicoterapia.

Encontrar tratamento

NanoPsicologia.com.br